09 de julho de 2012

Top10: Melhores Discos de Rock dos anos '90 pt 2

Por: Música na Veia

Essa sexta feira 13 é o Dia Mundial do Rock. Para entrar no clima, apresento a segunda parte de um Top10 com os melhores álbuns do estilo lançados durante os anos ‘90.

A primeira parte, com as colocações do 10º ao 6º lugar já foram lançadas ontem, e hoje você descobrirá quem ficou com as medalhas  de bronze, prata e ouro.

Continuando a lista dos leitores da Rolling Stone, vamos aos demais discos escolhidos:

5º: Oasis – “(What’s The Story) Morning Glory?”
Só para lembrar que disco é esse: é o que tem “Wonderwall”. É o segundo álbum do Oasis, um dos mais vendidos do mundo, e também consta na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.


4º: U2 – “Achtung Baby”

O trabalho anterior do U2 não tinha se saído muito bem e o grupo achou que devia mudar de direção. Com ensaios conflituosos e muita discussão até os membros e produtores entrarem em um acordo, o resultado foi um disco que marcou uma reviravolta no U2, sendo um dos discos de maior sucesso da banda.


3º: Pearl Jam – “Ten”

“Ten” não foi um sucesso imediato, tendo alcançado o 2º lugar na Billboard um ano depois de seu lançamento… Mas, são desse disco os singles “Even Flow”, “Jeremy” e “Alive”, extremamente famosos. Mais tarde, a banda e esse álbum foram responsáveis por popularizar o rock alternativo.


2º: Radiohead – “OK Computer”

Um dos 200 álbuns definitivos do Rock n’ Roll Hall of Fame, entre os melhores 500 do mundo, um dos melhores dos anos ‘90, ficou em quarto lugar em uma lista feita em 2006, com 40 mil pessoas votando nos 100 melhores discos de todos os tempos. Não tenho muito mais o que dizer!


1º: Nirvana – “Nevermind”

O disco que consagrou mundialmente o Nirvana tambem está entre os 200 definitivos, mas é o único da década de 1990 no Top 10 na lista do Rock and Roll Hall of Fame. A VH1 o considera o segundo melhor álbum de rock da história, atrás de “Revolver”, dos Beatles. Mais de 20 anos depois de seu lançamento, o disco ainda é influente em diversos estilos musicais. Como single, veio “Smells Like Teen Spirit”. Como nem tudo é perfeito, o youtube não permite compartilhar o disco inteiro… Mas ‘Smells’ está aí, e você pode ouvir o disco todo aqui.