19 de dezembro de 2013

Diretor de clipe conta como Beyoncé conseguiu guardar segredo sobre novo disco

Por: Música na Veia

Beyoncé no clipe de "Heaven", que fala sobre a morte da melhor amiga de sua mãe

Beyoncé pegou todo mundo de surpresa com o lançamento inesperado do novo disco no iTunes, na madrugada de quinta para sexta, dia 13. Nem a própria gravadora, a Sony Music, sabia da divulgação do material. O presidente do selo chegou a afirmar dias antes que o CD deveria sair em algum momento de 2014, e os fãs nem esperavam por mais nada nesse restinho de 2013.

Agora que o disco está circulando por aí e batendo muitos recordes, os envolvidos no processo estão começando a falar e contar como foi manter esse segredo ao longo do ano. Todd Tourso, que cuidou dos vídeos de “Heaven” e “Jealous”, contou um pouco do trabalho com Beyoncé em conversa com o site Vulture.

“É engraçado que todo mundo surta sobre isso”, disse. “Mas a triste verdade, eu penso, é que como na vida real, se você quer que seja um segredo, não conte para ninguém. Todos que estavam nos clipes sabiam que estavam num vídeo da Beyoncé e eles ficavam perguntando quando seria divulgado e nós ficávamos tipo ‘Eu não sei, talvez próximo ano, veremos’.”

“Todos estavam tão felizes de trabalhar com ela e com os diretores, que eu acho que não foi muito difícil dar esse tipo de resposta”, completou. Tourso também revelou detalhes da criação do clipe de “Heaven”, que fala sobre a morte de uma das melhores amigas de sua mãe. “Ela me mandou ‘Heaven’ e disse ‘eu quero filmar esse vídeo em Porto Rico, o que você acha?’, e antes que eu pudesse completar meus pensamentos, ela me mandou um roteiro que ela escreveu para o clipe, com referência de imagens e a história.”

“Originalmente, a maior inspiração dela para a canção e para o vídeo foi ver sua mãe perder uma das melhores amigas. Então, no roteiro de Beyoncé, que estava inacreditavelmente bem detalhado e aprofundado às sete horas da manhã, esta triste canção angustiante se justapunha com visuais muito felizes, de duas meninas que são melhores amigas fazendo coisas incríveis, mas que no final do vídeo você descobre que uma delas está morta.”

Beyoncé também tem dado algumas poucas entrevistas para falar do disco. Em conversa a iTunes Radio ela se derreteu ao falar de Sia, que escreveu a música de abertura do CD, “Pretty Hurts”. “É realmente muito difícil achar uma canção com uma mensagem forte e que não soe chata. Sia é um gênio. No momento que eu ouvi a canção eu disse `eu tenho que cantar essa música. Não me interessa o quanto eu terei que lutar por ela, esta é minha canção!”

Na manhã desta quinta, dia 19, caiu na internet mais um clipe inédito, desta vez de “Mine”, dueto com o rapper Drake.